Metaverso: oportunidade ou ilusão?

pexels-jessica-lynn-lewis-3405456.jpg

Metaverso é a nova palavra da moda. Muita gente fala sobre esse conceito, que ele vai revolucionar o modo como nos relacionamos com tecnologia, e que pode ter um impacto tão grande o maior que a internet.

Mas será que esse nova realidade paralela realmente vai oferecer todos esses benefícios?

O metaverso é um conceito criado há décadas em livros como Neuromancer, de William Gibson e Snowcrash, de Neal Stephenson. E apareceu no cinema em filmes como TRON e Matrix.

Uma realidade paralela, virtual, em que as pessoas vivenciam experiências interativas em tempo real.

Assim como aconteceu com o iPhone, que conectou uma série de tecnologias que já existiam como a web, aplicativos, telas sensíveis ao toque e redes sem fio,

Na sua mais nova versão o Metaverso quer conectar realidade virtual, realidade aumentada, criptografia, blockchain, gamificação e muito mais.

É um cenário muito mais complexo do que antes, e que ainda depende de muitas peças móveis para poder realmente funcionar de forma produtiva.

Por enquanto, a ideia que surgiu na web com o Second Life tem funcionado em Jogos online, como Roblox e PKXD.

Mas ainda não surgiu uma plataforma de produtividade que aprimore as experiências que existem hoje de forma a gerar mais eficiência. Por enquanto, grandes corporações estnao tentando viabilizar esses ambientes, com pouco sucesso.

Mas, com inovação tudo pode mudar, e as pessoas que hoje afirmam que Metaverso não passa de um rebranding experto da realidade virtual podem estar totalmente erradas.

Cabe aos inovadores criar as soluções para gerar de verdade as oportunidades que são prometidas nesse novo universo. O tempo dirá.

D.J. Castro

Anterior
Anterior

As marcas e o novo Luxo

Próximo
Próximo

Marcas e Empoderamento Coletivo