Tendências de marketing para 2023

Com 2023 se aproximando, podemos olhar para o cenário que se desenha e quais tendências estão aparecendo como pontos de atenção para o marketing:

O Marketing digital continua sendo fundamental, mas as estratégias precisam evoluir para oferecer propostas de valor mais consistentes.

O mercado digital evoluiu muito, e não basta apenas dizer que tem determinado produto, é preciso encantar as pessoas com uma experiência positiva.

Deve ser dada ênfase no relacionamento com os consuidores, e as ferramentas de CRM devem servir para aprimorar a relação de longo prazo com as pessoas.

Após muitos casos negativos, o Marketing de influência precisa de uma revisão, com foco no critério de seleção das pessoas que vão chancelar a sua marca, a partir de princípios, e com monitoramento constante para evitar problemas.

É preciso ter ainda mais representatividade nas campanhas e ações de marketing. Mais do que discurso, as marcas precisam agir ativamente para serem mais inclusivas e abraçarem a diversidade. Afinal, a diversidade é um dos motores da inovação. As pessoas querem ser vistas e participarem deste processo.

Disseminação de propósito é fundamental para o sucesso das marcas. Aqui também, as marcas precisam ir além do discurso, alinharem o seu propósito e realizarem ações para realizá-lo no dia-a-dia, em cada ponto de contato. Para as marcas estarem bem posicionadas na mente das pessoas é preciso ter alinhamento de propósito.

A geração Z entra com com força no mercado consumidor e, mais do que isso, passa a ser o grande termômetro do que o mercado deseja. Atenção a esta parcela do mercado é fundamental para determinar estratégias e ações de sucesso.

Enquanto não temos um metaverso idealizado pelos gurus da tecnologia, a realidade aumentada vai ganhar muito espaço em ações de marketing e comunicação. E as marcas precisam estar atentas ao potencial de geração de relacionamentos, experiências e negócios que essas novas tecnologias podem proporcionar.

E, para completar, a Inteligência Artificial, que há anos vem sendo citada como tendência, mas em 2023 entra de vez no mainstream com ferramentas que podem ser utilizadas para gerar valor para as marcas. Mas vão demandar ainda muito estudo e atenção para sere usadas da forma certa, com a produção de mensagens adequadas aos clientes. Ainda há muito se evoluir nessa área, mas o potencial imediato já é gigantesco.

Ou seja, temos muito potencial para novas ideias e estratégias para as marcas.

Vale lembrar uma tendência que nuca sai de moda: O ser humano no cntro de tudo.

As tecnologias, ferramentas, plataformas, tem que ter o objetivo maior de conectar as pessoas.

E, independente do cenário político e econômico, as marcas que conseguirem aproveitar as tendências e criar valor para seus clientes, vão poder construir o seu sucesso, e crescer muito no novo ano, em qualquer mercado.

Os estrategistas e inovadores que aplicam essa visão, sempre saem na frente.

D.J. Castro

Estrategista de Marcas e Consultor de Marketing. Ajuda empresários e executivos a definir estratégias de marketing e a posicionar marcas para serem líderes de mercado. Fundador da Nexia Branding.

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