Marcas na Copa do Mundo

A Copa do mundo movimenta o futebol e as marcas globais.

Mesmo com toda a controvérsia cercando o evento realizado no Catar, grandes marcas resolveram apoiar e patrocinar a Copa 2022.

Marcas que, normalmente, tem discurso a favor dos direitos humanos, da diversidade e da liberdade, colocaram princípios de lado, para ter seus snomes ligados à principal competição do futebol.

Mas por quê?

Porque a chance de ter sua marca vista e conhecida por bilhões de pessoas supera, nem que seja momentaneamente, valores considerados em outras situações.

Porque, afinal, o dinheiro fala mais alto.

Não estamos falando de mundo ideal, mas sim do que está acontecendo no mundo real. Para o bem e para o mal.

Os gestores dessas marcas fizeram um cálculo objetivo de custo x benefício, e chegaram à conclusão de que valia a pena estar associado a esta evento.

Mas, por outro lado, vimos muitas marcas que, ao fazer o mesmo cálculo, viram que não seria vantajoso, por uma questão de princípios.

O que eu sempre tenho dito, e recomendado para as marcas, é para terem princípios claros e não abrirem mão deles. Porque um resultado positivo no curto prazo, mas desalinhado aos seus princípios fundamentais, pode ter consequências negativas no longo prazo.

Muitas marcas, que hoje são admiradas, já tiveram períodos obscuros em que apoiaram ditaduras, regimes violentos e atos brutais. E tiveram muito trabalho para recuperar sua reputação.

O que vai acontecer no futuro , como sempre, o tempo dirá.

D.J. Castro

O comentário Marketing, Inovação e Negócios vai ao ar todas as quintas-feiras, às 18 horas na Rádio 90FM Blumenau.

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